terça-feira, 13 de maio de 2008

Merry - honrando o nosso bom gosto musical (parte 3)

Estilo musical

Bem, aí depende muito da pessoa que está rotulando. Mas seguindo o Wikipedia da banda, eles misturam classic rock, punk rock, jazz e blues. Isso eu concordo. Já a parte que eles às vezes misturam techno, surf rock, heavy metal, não, não concordo. Não concordo mais ainda com o ex-guitarrista do Megadeth. Ele disse que enquanto estava no Japão, viu um show do Merry, e se encantou com o som, porque era uma mistura de música dos anos 30 com trash metal ¬¬. Não consigo ouvir nada de metal na música do Merry.

A banda é muito influenciada pelas bandas que sempre influenciam deus e o mundo j-rocker: Luna Sea, X Japan, Buck-Tick, Boøwy... Yuu e Kenichi são os compositores da banda. Um escreve a maioria das mais lentas e dançantes, e o outro faz as músicas mais rápidas e com melodias grudentas. Mas eles estão sempre experimentando coisas novas, mas mesmo assim, sempre com aquele jeito Merry de ser: únicos.

Sua música e letra são comumente influenciadas pelos períodos Taisho e início de Showa da história do Japão, tempo significante pelo movimento artístico e musical. Tempos em que musicalmente o Jazz e o Blues e artisticamente o movimento vanguarda foram introduzidos na cultura japonesa.

Liricalmente, Gara escreve sobre vários temas... er, bem, eu não acho que sejam vários, mas o wiki diz que é... mas continuando: como sobre guerra e patriotismo (bom exemplo é "Japanese Modernist", que fala um pouco sobre os kamikazes da segunda guerra mundial e a perda de pessoas queridas), política e sociedade (ex: "Nisemono tengoku") e outras coisas como sonhos, vida, amor e ódio (leia-se: outra coisas como letra emo, letra emo, letra emo e letra emo. Ta, ta, to brincando. *assovia*).

Termo que o Merry usa às vezes é o "Retrock" (retorokku): mistura de retrô com rock, coisa que eles fazem muito bem.


Minha conclusão: diferente de muitas bandinhas que surgiram (e ainda surgem) no Japão com a intenção de fazer J-Rock, Merry é umas das únicas desses tempos que podemos dizer que não muda por causa de gravadora filha da mãe. Merry continua com o mesmo estilo de música que sempre fez, e mesmo assim, não dá pra considerar algo repetitivo ou enjoativo. A banda incrivelmente consegue se destacar nessa merda de cena POP (não consigo considerar o que bandas como The Gazette e 12012 fazem como Rock) que está havendo no mundo J-Rock. E mesmo que eles estejam usando roupinhas bonitinhas pops e se maquiando que nem modelos, suas atitudes e sua arte continuam surpreendentes *-*.

Merry é Merry, é único.

E os posers de merda desse Brasil nunca saberão o que é uma performance e uma música BOA ao vivo se não pararem de votar em D'espairsRay e An cafe's da vida.


Por essa parte estar pequena, e eu não poder colocar o resto da biografia aqui porque se não a parte ficará muito grande, a seguir vocês encontrarão:

Link para baixar o último single do Merry: Midnight Shangri-la

PV de Sweet Powder (eu tinha que botar ele... mano, o Gara ta um "te" bem grandão <3) src="http://www.youtube.com/v/YpY4wDvPaIQ&hl=" width="425" height="355" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent">


O último PV feito, o de Tozasareta Rakuen (gostei do PV ^^...)



E aqui estão dois vídeos para download:

Saihate no Parade (estrelando Gara e seu cabelo oshare)

Calling (estrelando banda kakkoii com um pouco de papel higiênico)



Nenhum comentário: