segunda-feira, 12 de maio de 2008

Merry - honrando o banner (parte 1)




Tokyo, no final de 2000, após o fim de suas bandas After Effect e Shiver respectivamente, Gara (vocal) e Yuu (guitarra) se encontraram poucas vezes em shows e ligaram um para o outro em esperança de um novo começo. Em 2001, uma série de encontros e discussões pelo telefone levaram ao recrutamento dos 3 outros membros nessa ordem: Tetsu (baixo; ex-ACiD), Nero (bateria; ex-After Effect) e Kenichi (guitarra; ex-Crescent e ex-Syndrome). Em Outubro de 2001 eles formaram o Merry (merii).

Dentre suas atuações como uma banda totalmente under, eles fizeram 500 cópias de um MD de 2 faixas, "Rojiura elegy" e "Binibon nichoume yachiyokan" (que eu acredito que foi esta música que Hitomi (ex-vocal do Fatima) ajudou Gara a compôr), acompanhadas de shows secretos em Tokyo e Nagoya.

Suas atuações "sérias" apenas começaram em 2002. Depois de alguns shows, a banda criou seu próprio selo "Gekiyaku records" e lançaram sua primeira maxi-single entitulada de "Haikarasan ga tooru" em Fevereiro. Havia 3 versões para esse single: ouro, prata e bronze (tipo as medalhas das Olimpíadas), cada uma tinha 1000 cópias. As versões ouro e bronze estavam apenas disponíveis através de encomenda na revista "Fool's Mate", enquanto a versão prata estava disponível nas lojas. Todas foram vendidas já no "pre-order". Em Março a banda teve seu primeiro show "one-man" (show em que apenas uma banda toca) em Meguro Rockmaykan. Uma segunda prensagem do "Haikarasan ga tooru", que agora incluía "Tokyo Telephone" foi lançada em Maio.

No meio de 2002 dois maxi-singles foram lançados, "Koseiha blend ~tasogare-hen~" e "Koseiha blend ~junjou jounetsu-hen", contendo 3 novas músicas em cada um e em suas capas haviam ilustrações de Suehiro Maruo *fogos de artifício porque ele merece*, desenhista de mangas underground (ou como Johna gosta de conriderá-lo: pai e mestre do estilo EroGuro *-*). Cada um era limitado em 3000 cópias e novamente foram todos vendidos antes mesmo de serem lançados. A banda também contribuiu a 2 cds "Omnibus" (que, creio eu, seja aquelas coletâneas feitas por vários artistas). E esses lançamentos foram seguidos de várias apresentações.

Em Março de 2003, Merry lança seu primeiro álbum, "Gendai stoic", no selo de Kiyoharu (ex-Kuroyume, fundador e vocalista do SADS, agora em carreira solo), o Fullface Records, vendendo mais de 10000 cópias no primeiro dia. Junho a banda abriu para o SADS no Zepp Tokyo, e em Agosto lançaram a terceira prensagem de "Haikarasan ga tooru" (caramba, de novo, eles não desistem desse maxi-single =P) entitulada "Haikarasan ga toorisugita ato...", que continha regravações de músicas e uma faixa escondida. No mesmo mês a banda estava trabalhando no seu primeiro clipe (ou como os japoneses o chamam, PV (promotional video)), que era para "Violet harenchi". O PV foi lançado em DVD limitado em um show em Shibuya Koukaidou no dia 29 de Agosto. No final de 2003 fizeram uma turnê e uma participação no Beautifool's fest '03, festival organizado pela Fool's Mate. Dia 1 de dezembro lançaram uma edição que apenas era disponível em certos shows do single "Japanese modernist", música que futuramente seria usada no segundo álbum da banda.


2004 começou com o lançamento de um single vendido em alguns shows, o "Tamerai shuffle". Depois lançaram em Fevereiro os dois singles anteriores nas lojas. Após um pequeno hiatus, no dia 30 de Junho foi lançado o seu segundo álbum: "Modern garde", acompanhado pela turnê "New standard renaissance". Em Setembro Merry se apresentou em um grande festival, o Kingdom Rock Show 2004 no Nippon Budokan, ao lado de bandas major (com gravadora grande), como Psycho le Cemu, Janne Da Arc e Sex Machineguns.

Em Março de 2005 lançaram "Sakashima end roll ~the phantom of the gallery~", que foi lançado como um dos primeiros DualDiscs do Japão: de um lado o maxi-single e um DVD do outro. De novo, o CD acabou no pré-vendas, e rapidamente foi parar na segunda posição do Oricon de maxi-single mais vendidos.

O grande sucesso da banda em seu one-man no Shibuya Koukaidou, no dia 31 de Março, resultou no tão esperado anúncio do contrato da banda com a gravadora Victor Entertainment (onde bandas como Buck-Tick, Cali≠Gari e Boøwy já fizeram parte), que foi a gravadora em si que propôs a oferta à banda, tornando-a major.



Um comentário:

Anônimo disse...

Onde consigo uma tradução das músicas do Merry, especialmente a de Tokyo Telephone?